segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Hiperpalco - atividade 09

Desde a pré- história até os dias atuais, os homens procuram expressar poeticamente a sua visão de mundo. Nas artes cênicas essa busca tem sido uma constante: desde as brincadeiras de sombras e os rituais em volta das fogueiras nos primórdios da humanidade, passando pelos palcos gregos, elisabetanos e italianos, até hoje, com o advento das TICs e do surgimento de uma nova modalidade de espaço – o ciberespaço.

Temos na contemporaneidade um novo desafio: como o teatro pode ocupar esse espaço virtual, explorando as possibilidades de interatividade e de conectividade próprio desse território virtualizado? No contexto atual, a virtualidade implica em novos conceitos de espaço – desterritorializado-, e de tempo. Para Pierre Lèvy “o virtual usa novos espaços e novas velocidades, sempre problematizando e reinventando o mundo" (Lèvy, 1997:24).

As transformações sociais advindas das novas tecnologias digitais tomam conta de todos os setores da sociedade e nas artes cênicas não poderia ser diferente. Diante dessa realidade, cabe propor um novo espaço e formato voltados para dramaturgia contemporânea: o hiperpalco e o hiperdrama.

Não podemos pensar em uma dramaturgia virtual sem analisar e explorar as características da linguagem da hipermídia: construir cenas passíveis de interatividade, onde o público tenha possibilidade de editá-las, descentralizando a figura do diretor/autor. Outro aspecto que tem que se levar em consideração é a fragmentação da narrativa, em virtude da construção de textos interconectados por links, permitindo ao internauta escolher como navegar. No ciberespaço o usuário pode abrir várias janelas ao mesmo tempo, criando diversos universos comunicacionais. Na cibercultura, é necessário saber lidar com essa multiplicidade simultânea.

O hiperdrama deve lançar mão das características da linguagem hipermidiática na construção de performances, contemplando uma estética da simultaneidade de ações e abrindo um espaço ilimitado de possibilidades expressivas na dramaturgia contemporânea.

LÉVY, Pierre. O Que é o Virtual, Editora 34, São Paulo SP (1997)
NÓBREGA, Christus - Hiperpalco

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