segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Planejamento de Aula: O Teatro Elizabethano e suas relações com a obra de Shakespeare.

Equipe: Antônio, José Evangelista, Rejane e Rodrigo.

Período: 07/09 a 11/09/2009
Publico alvo: 3º ano do segundo grau

Objetivo geral:
Utilizar as Tics para a construção de conhecimento em Teatro, tendo como foco o Teatro Elizabethano e Shakespeare.

Objetivos Específicos:

1. Conhecer o Teatro Elizabethano, estabelecendo relações com a obra de Shakespeare, por meio de pesquisa e de visita virtual ao The Globe, além de vídeos sobre o tema no youtube;

2. Identificar elementos shakespearianos por meio da pesquisa e visita virtual ao The Globe;
Apreciar o trabalho artístico dos atores do The Globe que atuam nas obras de Shakespeare;

3. Apreciar o trabalho artístico dos atores do The Globe que atuam nas obras de Shakespeare.

Metodologia:

A partir de visita aos sites de referências:

1. Contextualizar historicamente o Teatro Elizabethano, analisando seu desenvolvimento e estrutura;

2. Realizar um trabalho de apreciação estética por meio dos vídeos postados no youtube sobre o trabalho de Shakespeare;

3. Promover a discussão sobre o tema com os estudantes;

4. Avaliação do processo e da participação dos estudantes.


Recursos materiais: Sala, cadeiras, computadores, internet, datashow e telão.


Segunda-feira

Conhecer e contextualizar historicamente o Teatro Elizabethano (The Globe)

1. Realizar pesquisa e tour virtual no site do The Globe (http://www.shakespeares-globe.org/), visitando todos os links;

2. Pesquisar vídeos no youtube sobre o tema. Indicações: http://www.youtube.com/watch?v=62Nx9LaZqA0, http://www.youtube.com/watch?v=ptgEU91cUzI, http://www.youtube.com/watch?v=A_-ZewV28GY

3. Realizar anotações com as conclusões sobre o tema.


Quarta-feira

1. Contextualizar historicamente e estabelecer relações do Teatro Elizabethano (The Globe) e Shakespeare.

2. Ver, analisar e apreciar esteticamente cenas da obras de Shekespeare apresentadas no The Globe, por meio de vídeos do youtube.


3. Realizar pesquisa e tour virtual no site do The Globe (http://www.shakespeares-globe.org/), visitando todos os links;

4. Pesquisar vídeos no youtube. Indicações:
http://www.youtube.com/watch?v=YWdTyIRemcE (Trabalhos do Amor Perdido), http://www.youtube.com/watch?v=bzVyqiskpMk (Romeu e Julieta), http://www.youtube.com/watch?v=yBSmuTIozbs (Romeu e Julieta, cena do balcão), http://www.youtube.com/watch?v=-YDu9Bo9XSU (Sonhos de uma Noite de Verão), http://www.youtube.com/watch?v=0g5AsV2GpsM (Sonhos de uma Noite de Verão).

5. Realizar anotações com as conclusões sobre o tema.



Sexta-feira

1. Contextualizar os trabalho dos atores no The Globe e suas experiências com as obras de Shakespeare ali encenadas.

2. Ver, analisar e apreciar esteticamente cenas da obras de Shekespeare apresentadas no The Globe, por meio de vídeos do youtube.

3. Realizar pesquisa e tour virtual no site do The Globe (http://www.shakespeares-globe.org/), especialmente o link (http://www.globe-education.org/discovery-space/adopt-an-actor) ;

4. pesquisar vídeos no youtube. Indicações: http://www.youtube.com/watch?v=YWdTyIRemcE (Trabalhos do Amor Perdido), http://www.youtube.com/watch?v=bzVyqiskpMk (Romeu e Julieta), http://www.youtube.com/watch?v=yBSmuTIozbs (Romeu e Julieta, cena do balcão), http://www.youtube.com/watch?v=-YDu9Bo9XSU (Sonhos de uma Noite de Verão), http://www.youtube.com/watch?v=0g5AsV2GpsM (Sonhos de uma Noite de Verão).

5. Realizar anotações com as conclusões sobre o tema.


Data: 02 de setembro de 2009











Nenhum comentário:

Postar um comentário